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26 de Abril de 2024

Lamentável atendimento da OAB/RJ - desabafo de uma advogada

Publicado por Joyce Carvalho
há 3 anos

Como advogada, venho publicamente expressar minha completa frustração com o serviço e atendimento prestado pela OAB, Seccional do Rio de Janeiro.

Anuidade e Taxas entre as mais caras do Brasil e, em contrapartida, atendimento moroso, omissão na representação e fiscalização ineficaz.

Fiquei 41 dias aguardando a análise de um requerimento, precisando ligar diariamente e gastar cerca de 1 hora por dia para escutar a mesma resposta: sem andamento. Situação frustrante e que para mim foi o estopim.

Apenas no Estado do Rio de Janeiro são mais de 200 mil advogados, pagando o valor de R$ 960,04.

Ou seja, é arrecadado MAIS DE 200 MILHÕES DE REAIS ao ano. Isso mesmo!


Em troca, o que temos recebido?

· Inúmeros escritórios pagando salário a advogados no valor de R$ 1.500,00 - basta uma mera consulta na internet para encontrar vários exemplos;

· Inúmeros escritórios fraudando a lei colocando o advogado como associado apenas para fraudar direitos trabalhistas;

· Central de atendimento da OAB demorando, no mínimo, 15 minutos para atender o advogado e muitas vezes ainda desliga a ligação sem prestar o devido atendimento;

· Morosidade no processamento de requerimentos feitos na Central de Atendimento ao Público;

· Descaso com as solicitações e reclamações feitas na ouvidoria;

· Inércia na tentativa de resolução de problemas corriqueiros enfrentados pelos advogados, tal como a absurda demora da Caixa Econômica Federal de transferir os depósitos judiciais para os beneficiários (tem demorado cerca de 3 meses) - cadê a nossa representação para exigir melhorias? É inadmissível a parte e o advogado precisar aguardar por meses por uma mera transferência bancária;

· Durante a pandemia, um estado de completo abandono;

· Horário de atendimento ao público reduzido de 10hs às 14hs, menos funcionários, unidades fechadas em razão do período de quarentena, atraso na análise dos requerimentos, mas a mesma anuidade.


Na qualidade de advogada e de cidadã tenho o direito de expressar minha opinião e requerer melhorias por parte da OAB/RJ.

Muitas coisas apenas foram alcançadas após muita luta e reivindicações, não podemos nos calar e nos acostumar com um serviço ruim.

Precisamos continuar reivindicando por melhorias e por um serviço mais eficaz.

Quero prestação de contas, quero ser ouvida em minhas solicitações e reclamações, quero ser consultada em relação a como o valor arrecadado deve ser gasto, quero fiscalização dos escritórios, quero ser devidamente representada perante o poder judiciário na reivindicação de mais celeridade...

Quero uma OAB ativa, lutando por direitos e cumprindo os seus deveres!


Prezados colegas, o que vocês tem achado do atendimento e do valor da anuidade paga?

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2 Comentários

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É verdade, a OAB, mas os serviços públicos estão realmente deficientes. O INSS também apresenta as mesmas dificuldades para o segurado da Previdência. Seu serviço é o tempo de espera para ter a solução de um requerimento se estende muito além do razoável. É preciso respeitar mais os cidadãos e a solução parece ser única: "eleições neles". continuar lendo

Concordo plenamente com tudo o que foi externado. É lamentável!! continuar lendo